Termografia
A termografia a instalações eléctricas consiste na utilização de equipamentos específicos com emissão de infravermelhos para encontrar pontos quentes causados por defeitos em ligações e/ou componentes (aumento de resistência).
Nas instalações eléctricas a termografia é actualmente a melhor ferramenta de diagnósticos para detectar num estágio inicial falhas geradas por anomalias em determinados componentes e pontos da instalação, antes que ocorra interrupção do funcionamento das instalações, deterioração das mesmas e de equipamentos.
Por esta razão muitas companhias de seguros, assim como administrações de centros comerciais, hotéis, entre outros, tem vindo a solicitar a análise termográfica às instalações eléctricas, por forma a detectar a existência de possíveis problemas antes que eles causem danos de maior gravidade.
A termográfica permitir as seguintes verificações:
- Detecção de maus contactos/apertos;
- Detecção de sobrecargas em cabos e condutores;
- Detecção de desequilíbrios de fases e Harmónicas;
- Problemas em equipamentos eléctricos.
Na Pefe, Lda, a análise termográfica é realizada por um Eng.º Técnico Electrotécnico com formação e experiência nesta área. Desta análise irá resultar a emissão de um relatório com descrição detalhada da informação recolhida aquando da vistoria técnica.
Para optimizar as medidas efectuadas é necessário que a carga no sistema eléctrico em inspecção esteja, pelo menos, a 40% do valor nominal, pelo que recomendamos que uma hora antes da inspecção sejam ligados equipamentos e iluminação que garantam estas condições.
A análise termográfica é efectuada com recurso a uma câmara termográfica, marca Fluke, modelo Ti110.
Dos recentes trabalhos realizados destacamos o Hotel Penina, com 120 quadros eléctricos (excluindo quartos), e um conjunto significativo de estabelecimentos comercias do Centro Comercial AQUA em Portimão.
Consulte-nos para efeitos de orçamentação ou esclarecimento de qualquer dúvida.